Co-Fundadores

O carisma de fundação é uma obra cuja iniciativa é de Deus, para a qual o Senhor teve um objetivo determinado: atender a uma necessidade específica da Igreja, de um povo ou de uma época. Além disso, é uma ação que o Senhor cria, prepara e encaminha às pessoas.
Para que o carisma de fundação se encarne na história, o Senhor serve-se de um fundador e o capacita para gerar uma nova forma de vida consagrada. Foi isso que aconteceu com monsenhor Jonas Abib em relação à Canção Nova.

“O dom Canção Nova foi criando corpo em mim. Já expressei algumas vezes a resistência que tive diante dos termos ‘fundação’ e, principalmente, ‘fundador’. Mas essa ideia de uma criação específica de Deus, de pessoas ‘criadas juntas’, ‘criadas em cacho’ e com ‘laços de ser’ foi clareando em mim, foi tendo ressonância no meu interior. E, embora não soubesse nomeá-la, fui sentindo que essa realidade também me habitava”, testemunha o fundador da Comunidade Canção Nova.

Ao escolher um fundador, Deus dá-lhe a graça de ter em si a realidade de tudo aquilo que é o carisma. Por outro lado, o Senhor coloca ao lado deste, pessoas que o auxiliam nesse processo de encarnação do carisma, são aqueles que chamamos de “co-fundadores”. Eles são como aquela palavra que está escrita no livro do Génesis: “Uma ajuda adequada”. É isso que Wellington Silva Jardim [Eto] e Luzia Santiago têm sido, ao lado do monsenhor Jonas, ao longo destes anos na Canção Nova.

“Deus colocou do meu lado a Luzia. Ela é ponto de referência para mim. O Senhor a colocou para isso. Ela acaba sendo um referencial para eu discernir com clareza a vontade de Deus para mim e, principalmente, para os caminhos da Canção Nova. É impossível negar o nosso laço de ser e de missão, principalmente em relação à comunidade [Canção Nova]. Deus colocou a Luzia como minha companheira na missão”, partilha monsenhor.
Outra pessoa que Deus pôs para viver ao lado do monsenhor e trabalhar junto com ele foi o Eto, que hoje é esposo de Luzia. “Depois dos factos, cheguei a entender, com muita clareza, que se eu sou o sacerdote, ele [Eto] é o governador; se eu tenho o dom da fundação, se eu sou o formador, o educador, o fundador, ele é o que administra. Penso que o defino bem dizendo que ele é outro companheiro na missão”, conclui monsenhor Jonas.

Luzia Santiago

Luzia Santiago nasceu em 1949, em Virgínia (MG). É formada em Serviço Social, superintendente do Sistema Canção Nova de Comunicação, autora e apresentadora de programas na TVCN. Foi a primeira a dizer “sim” ao chamamento do padre Jonas para viver em comunidade a fim de evangelizar. Mulher de fibra e persistente, trabalha desde o início na elaboração dos documentos diretores da Comunidade Canção Nova e mantém uma coluna diária no portal www.cancaonova.com no qual escreve mensagens de amor e esperança.

Wellington da Silva Jardim

Eto nasceu em 1949, em Cruzeiro (SP). É casado com Luzia Santiago e tem dois filhos. Vice-presidente e administrador da Fundação João Paulo II [entidade que sustenta o Sistema Canção Nova de Comunicação], ele não é um administrador qualquer: o seu trabalho significa gerenciar uma entidade sem fins lucrativos, a qual é sustentada apenas com a doação espontânea daqueles que vêem na evangelização a principal obra de Deus. Mais que um eficiente administrador, Eto é um homem de fé que ajuda esta Obra de Deus a cumprir a sua missão: evangelizar.